História Da Igreja Católica Romana: Aspectos E Fundamentos Relevantes Para O Brasil

· 3 min read
História Da Igreja Católica Romana: Aspectos E Fundamentos Relevantes Para O Brasil

Como pontos em comum com a Igreja Católica, podem ser citados o uso de vestes litúrgicas, a Bíblia como livro sagrado e a crença de que a salvação da humanidade está no poder da fé. Outra explicação interessante é que as iniciais da palavra ichthus - que significa peixe em grego - formavam a frase Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador (ICHTHUS - Iesus Christos Theos Huios Sopter). A história do Cristianismo começa com a chegada de Jesus Cristo na Terra, precisamente a partir de seu nascimento, ocorrido na cidade de Belém, localizada na Judeia (território de Israel). Em 1909, por exemplo, São Paulo tornou-se sede metropolitana, sendo seu território dividido entre cinco outras dioceses. Na escolha dos novos prelados, deu-se preferência àqueles que haviam completado a formação em Roma ou em seminários europeus. Os prelados que lideravam esse projeto foram designados bispos reformadores, destacando-se entre eles D.



A comemoração do Dia de Nossa Senhora de Aparecida, a santa padroeira do Brasil, é restrita ao país. Em 12 de outubro, feriado nacional, milhares de fiéis se dirigem à Basílica de Nossa Senhora de Aparecida, em Aparecida do Norte , para homenageá-la. A missa é o principal ato litúrgico católico e seu ponto culminante é a Eucaristia, um dos sete sacramentos da Igreja, momento em que os fiéis ingerem uma hóstia de trigo, embebida ou não em vinho, os quais, de acordo com a liturgia, estão transubstanciados no próprio corpo e no sangue de Jesus Cristo. O advento de Cristo deu-se por meio da Virgem Maria que, segundo o dogma mariológico, concebeu do Espírito Santo.


Pode Um Cristão Praticar Artes Marciais?


Independente de tudo isso, persistia no Brasil “[...] a mais exagerada separação entre os políticos movidos pelo laicismo e pelo liberalismo, e o que Estado Brasileiro estava longe de ser inspirado pela religião católica, como queria a Igreja”. Em quase todos os paizes do mundo a acção dos interesses privados do commercio e da industria tem conduzido os governos a tentar relações commerciaes, e, em conseqüência, automaticamente, relações políticas com os Sovieticos. Para o Brasil, o modelo de Ação Católica que a Santa Sé desejava implantar era o italiano, pois apresentava um perfil organizacional para a nação, unitário e centralizado nas autoridades eclesiásticas.  clique aqui , assumiu características diferentes da Ação Católica  italiana, pelo fato de agregar as associações de leigos existentes antes da oficialização da Ação Católica no Brasil; e, por ser diferenciada com tendência à uma implantação de um trabalho de caráter especializado, com ênfase no operariado, em especial o feminino.

Nesse meio termo, interessante estudar a hierarquia eclesiástica estruturada institucionalmente, concebendo esse processo de romanização. Para atender aos objetivos, necessário discorrer acerca da atuação da Santa Sé nos negócios do Estado brasileiro, com base nos órgãos responsáveis pela implantação política interna e de gestão a um plano de expansão, fortalecimento e objetivos para a Igreja Católica no Brasil, pois que originária do período pós-romano. Vivemos numa  sociedade que está em constante evolução e transformação, algo que atinge não apenas o modo de viver das pessoas, mas também o seu interior.


Checking If The Site Connection Is Secure




São Tomás de Aquino e Santo Agostinho, por exemplo, foram dois membros da Igreja que produziram tratados filosóficos que dialogavam com os pensadores da Antiguidade. A criatividade será mais importante, como o surgimento de missas ao ar livre, liturgias domésticas, orientação espiritual via Zoom e outras inovações. A quarta característica, e talvez a mais delicada, será a criatividade litúrgica e pastoral. A Igreja já está encontrando novas formas de levar os sacramentos e a mensagem do Evangelho aos fiéis no contexto das restrições à saúde pública. Francisco já demonstrou isso com a Laudato si’, que reúne a espiritualidade de Francisco de Assis e a melhor ciência sobre a proteção do ambiente.

  • Fez-se, assim, a passagem ao ciclo e mudanças de alguns modelos da Igreja, a modernização das vias de transportes e meios de comunicação de massa.
  • A Igreja se chama Católica porque acolhe, em seu interior, todos os seguidores de Cristo, de todos os tempos e lugares.
  • Alguns autores confirmam essa fase pela presença da Igreja na sociedade e pelo início da sua colaboração com o governo.
  • Certos sociólogos brasileiros acham que essa análise weberiana é diretamente aplicável ao Brasil e nos permite compreender as críticas da Igreja em relação ao desenvolvimento capitalista nas áreas rurais.
  • O catolicismo é a religião que concentra o maior número de fiéis em todo o mundo.